10 de junho de 2012

Repensando: Consumismo

Consumismo - é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV e do cinema, exercem nas pessoas. Muitos alegam que elas induzem ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo e um fenômeno da sociedade de agora.

Vivemos em uma sociedade onde o ter é muito mais importante do que o ser. Mas tá, e dái, isso todo mundo já sabe! São lançados por dia milhares de produtos mascaradamente novos e que fazem brilhar qualquer olhar feminino diante as vitrines. Mas até quando é necesário comprar um monte de coisas de uma vez só?
O consumismo é diferente da compra que você faz quando necessita de alguma coisa ou quer se presentear com algo que está na moda, que é diferente e você ainda não tem no closet. Comprar é algo comum e faz parte da vida de qualquer mulher. A compra vira consumismo quando você passa a pensar e fazer compras de um modo desenfreado, prejudicando suas finanças e até a sua saúde.
Eu já me vi várias vezes assim antes de casar, gastava todo o meu salário em prazo de dois dias, comprando tudo o que eu via pela frente e depois nem dava muita bola quando chegava aqui em casa. Depois que eu casei me reeduquei e passei a comprar somente o que estava precisando, ou alguma novidade ou ainda quando sobrava. Senti que tive algumas recaídas e hoje ao organizar meu guarda-roupa percebi que tenho peças que comprei mês passado e ainda estão com a etiqueta. É hora de economizar e repensar sobre todos os gastos que temos com algumas coisas supérfulas e que realmente não fazem diferença em nossa vida. Você concorda?
Eu estou disposta a mudar ainda mais e para economizar dinheiro e investir em outras coisas mais importantes e necessárias (quem é casada sabe do que estou falando!). Convido você que queira a entrar comigo em 40 dias de compras ZERO! Isso mesmo, zerinho de compras por 40 dias! Será que dá? Claro! Acho que isso será bom para o meu bolso, minha poupança e o melhor, para o meu crescimento como pessoa. Se eu não conseguir conto pra vocês, mas estou bem disposta!Topa vir nessa comigo?
Começaremos hoje dia 10/06 e terminaremos dia 20/07!